sexta-feira, 6 de maio de 2011

Equilíbrio, Coordenação, Força, Velocidade e Flexibilidade

                   

Eixo: Movimento
Tema: Equilíbrio, Coordenação, Força, Velocidade e Flexibilidade
Bloco de conteúdos: Equilíbrio e Coordenação
Grupo: Pré-escola
Duração: 3 meses

Objetivos:
Ø     Explorar o próprio movimento, aperfeiçoando a força, a velocidade, a resistência e a flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
Ø     Participar de brincadeiras e jogos que envolvam o correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se para ampliar gradualmente o conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento;

Conteúdo:
Ø     Utilização dos recursos de deslocamento e habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras;

Etapas previstas:
1- Brincadeiras com corrida:
Ø     Com a ponta dos pés;
Ø     Com um pé só;
Ø     Sobre os calcanhares;
Ø     De costas;
Ø     Em duplas, com os braços cruzados;
Ø     Para frente, para trás e para os lados;
Ø     Em trenzinho (coluna)
Ø     Com circuito desenhado no chão;
Ø     Pulando;
Ø     Com jornal, mudando de lugar;
Ø     Corrida do arco (bambolê).

2- Brincadeiras com bola:
Ø     Brincar de equilibrar a bola na cabeça;
Ø     Atirar para o ar e apanhar;
Ø     Atirar a distância para ver quem joga mais longe e / ou para o colega;
Ø     Chutar em determinado lugar;
Ø     Rolar a bola e correr, ganhando a corrida;
Ø     Brincadeiras: bola ao túnel;
Ø     Futebol;

3- Brincadeiras com corda:
Ø     Andar sobre cordas no chão;
Ø     Corda no chão: pular de um lado para o outro, com os pés juntos, com um pé só;
Ø     Crianças seguram a corda a 5, 10, 15 cm do solo, enquanto os demais devem pular, saltar, passar por baixo;
Ø     Duas crianças movimentam a corda em forma de cobrinha. As demais saltitam sobre ela;
Ø     Quatro crianças seguram duas cordas paralelas. As demais crianças devem em coluna, saltar a primeira e se arrastar por baixo da segunda;
Ø     Pular corda individualmente e em grupo;
Ø     Brincadeira: Um homem bateu um minha porta ...;

4- Brincadeira com arco:
Ø     Dentro e fora;
Ø     Correr para os arcos em duplas, trios ao sinal da professora;
Ø     Em duplas, uma criança segura e a outra passa por dento do arco;
Ø     Arcos espalhados no chão, saltar com um pé, com dois;
Ø     Fazer caminhos com arcos;
Ø     Amarelinha com arcos;
Ø     Brincar com arcos tentando equilibrá-los nos braços, na cintura;

5- Brincadeiras folclóricas:
Ø     Esconde-esconde;
Ø     Lenço-atrás;
Ø     Cobra-cega;
Ø     Balança-caixão;
Ø     Cabo-de-guerra;
Ø     Amarelinha, etc.

Recursos utilizados:
Ø     Giz de lousa, jornal, fita crepe, garrafas plásticas, bambolês, bolas, cordas, bancos, cadeiras, colchonetes, etc.
Avaliação:
Observar se as crianças:
Ø     Participaram das brincadeiras?
Ø     Empenharam-se em realizar os desafios propostos?
Ø     Pedem para repetir alguma brincadeira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário