quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Projeto: Parlendas / Alfabetização


Projeto: Parlendas / Alfabetização
Meiry C. Silva
Justificativa:
A parlenda é um gênero textual que proporciona prazer para quem escuta e fala pela possibilidade de brincadeira. Nessa faixa etária é importante trabalhar com texto memorizado, levando em consideração que as crianças já conhecerão o que vão escrever, tendo que pensar em como escrever, ajudando-os a avançar nas hipóteses de escrita e leitura.
Objetivo Compartilhado: construção de um portifólio com os textos e as atividades dos alunos
Objetivos Didáticos:
• Apreciar a leitura de parlendas
• Ajustar o texto oral ao texto escrito, possibilitando a relação entre o que se fala e o que se escreve
• Ampliar as estratégias de leitura através das parlendas
• Promover, por meio da recitação, a construção da leitura e escrita, realizando atividades de leitura, produção, escrita de textos de forma lúdica e prazerosa
• Avançar em seus conhecimentos dentro do sistema de escrita
Conteúdos:
Conceitual:
• Leitura e escrita
• Conhecimento da estrutura desse gênero literário: parlendas
Procedimental:
• Participação nas situações em que o professor lê as parlendas
• Memorização de parlendas
• Utilização das estratégias de leitura
• Participação de situações onde as crianças leiam e escrevam, ainda que de forma não convencional
• Ajuste do texto oral ao texto escrito
• Leitura de texto memorizado
Atitudinal:
• apreciação e interesse por esse gênero literário
• Respeito e valorização de sua produção e da do outro
Plano de ação:
O Que Como Quem Quando
Colocar as crianças em contato com algumas parlendas através do convite para brincar (Lá em cima do piano). Partindo de uma parlenda conversar com os alunos se conhecem esse tipo de texto.
Professor / Eixo de trabalho - coletivo
Pedir que a criança recite em casa uma parlenda e para que os pais ampliem esse repertório recitando ao filho e escrevendo mais uma para socialização. Elaborando um impresso, para que a criança possa levar para casa e os pais registrarem a parlenda que conhecem
Professor / Alunos / Eixo de trabalho - coletivo
Socializar as parlendas trazidas de casa.
Com as parlendas enviadas pelos pais, realizar a leitura na roda
Professor / Alunos / Eixo de trabalho - coletivo
Escrever no quadro e portifólio: o título das parlendas.
A partir das parlendas do repertório inicial, acrescentar as novas parlendas trazidas de casa.
* Escolher com os alunos 5 parlendas
* Retomando a lista, fazer votação para escolher as 5 parlendas que trabalharemos
* Memorização da parlendas
Existirão vários momentos de memorização, no 1º o prof° diz o verso e os alunos repetem; no 2º, o prof diz um verso e os alunos dizem o próximo; no 3º grupos de alunos intercalam-se durante a declamação.
* Escrever a parlenda.
* Os alunos ditam a parlenda e o prof° escreve-a.
* Listar palavras da parlenda, lendo verso por verso, pedir aos alunos que escolham as palavras que eles queiram que sejam escritas.
Leitura da parlenda: usando os impressos e a parlenda escrita no quadro e no portifólio, ler junto com os alunos, pedindo que acompanhem a leitura com o dedo.
Professor e alunos / Eixo de trabalho – a princípio no coletivo e depois individualmente no diversificado
Onde parou?
Realizando a leitura da parlenda, fazer algumas pausas, perguntando: Onde parou? Onde está escrito?
Usando o texto do quadro, perguntar ao aluno onde está escrito tal palavra. Permitir que pense, reflita sobre esta e sempre que necessário, intervir perguntando como começa a palavra? Como termina?
Professor e alunos / Diversificado
* Montar a parlenda
Algumas parlenda serão montadas no coletivo Depois, o impresso da poesia será dada aos alunos em duplas, em tarjas ( para PS e S) ou em palavras (para S A e A) para que possam montar no sulfite.
Alunos /Eixo de trabalho – coletivo e duplas(formadas pelo prof)
* Preencher lacunas
* Oferecendo a parlenda faltando algumas palavras (lacunas), para PS com banco de palavras, para S e S A com letras justas e para A apenas a linha (deixando o dicionário para que possa usá-lo se precisar)
* Escrever o título
* Oferecendo a palenda sem título, pedir para que leiam e depois escrevam o mesmo.
* Amigo secreto de títulos
* Distribuição de papéis contendo os títulos das parlendas, cada grupo depois de ler o seu papel, declamará a poesia Alunos divididos em pequenos grupos (4)
* Dado de parlendas
* Jogar o dado que contém as parlendas e declamar a parlenda que caiu com a face para cima Alunos (individualmente ou em duplas)
Eixo de trabalho – coletivo
Você se lembra dessa parlenda?
A partir de algum indício que lembra uma parlenda (gravura), escrevê-la Alunos (em duplas formadas pelo prof)
Confecção do portifólio
Com os impressos das parlendas e as atividades realizadas, montar com os alunos o portifólio, organizando a ordem, e confeccionando a capa.
Referência bibliográfica: RCNEI/LOE
Poesia fora da estante- Vera Aguiar- editora Projeto

NOME: _____________________________________________ TURMA: _________
PROFESSORA: _____________________________________ DATA: __________
AVALIAÇÃO SIM NÃO ÀS VÊZES
Possuía conhecimento prévio sobre o tema?
Leu o que está escrito fazendo antecipação de
algumas letras que conhece?
Lê decodificando as letras e acompanhando com o
dedo o que está escrito?
Lê, mas pára para pensar em qual letra ou som é
necessário?
Participa das atividades de leitura?
Participa das atividades de escrita?
Em qual hipótese de escrita se encontra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário